quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Viva o futebol lusitano!

A FIFA - Fédération Internationale de Football Association estabelece desde Dezembro de 1992, um ranking das selecções nacionais de futebol dos países seus associados com base nos resultados que obtém nos jogos que disputam. A selecção portuguesa aparece frequentemente nas primeiras posições e no ranking hoje divulgado, aparece em terceiro lugar, imediatamente a seguir às selecções da Espanha e da Alemanha.
É uma posição que, futebolisticamente falando, é muito honrosa para um país de 10 milhões de habitantes. Significa que somos bons e muito competitivos em futebol e isso recorda-nos que também somos bons em muitas outras coisas, sobretudo se formos devidamente dirigidos, o que com frequência não tem acontecido ao longo da nossa história de novecentos anos.
Para que conste, Portugal está colocado em terceiro lugar no ranking da FIFA relativo a Outubro de 2012, embora os países de língua oficial portuguesa estejam colocados em posições mais modestas: Brasil (14º), Cabo Verde (51º), Angola (83º), Moçambique (99º), S. Tomé e Príncipe (132º), Guiné-Bissau (173º), Macau (198º) e Timor-Leste (206º).
Em tempos de dificuldade e de constantes anúncios de tempos ainda mais difíceis, este ranking da FIFA contribui muito para elevar a auto-estima portuguesa. É caso para dizer: viva o futebol lusitano!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário