quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A autoridade de Ronaldo em Barcelona

Ontem realizou-se em Barcelona o jogo da 2ª mão da última eliminatória da Taça do Rei, em que se defrontaram as equipas do FC Barcelona e do Real Madrid CF. No jogo da 1ª mão disputado em Madrid, tinham empatado por 1-1, mas desta vez o Real Madrid superiorizou-se de forma inequívoca e triunfou por 3-1, tendo Cristiano Ronaldo brilhado e marcado dois golos.
Ronaldo aparece frequentemente na capa dos jornais espanhóis, sobretudo nos que são publicados em Madrid, mas desta vez houve mais de duas dezenas dos mais importantes que destacaram a vitória do Real Madrid na sua primeira página, ilustrando-a com a fotografia do jogador português a festejar um dos seus golos. Ele é um caso raro de um português de sucesso.
A rivalidade entre o Barcelona e o Real Madrid é histórica e ultrapassa o futebol. Em termos de percepção psicológica o Real Madrid representa a realeza, a língua castelhana e o poder centralista de Madrid, enquanto o Barcelona representa os ideais republicanos, a língua catalã e a ambição independentista pelo que, habitualmente, no Camp Nou se canta o hino catalão e são agitadas bandeiras da Catalunha, mas desta vez “Ronaldo calou o Camp Nou”. Não há na Europa nenhum caso de rivalidade como este, que é acentuado pelo facto dos dois mais famosos futebolistas da actualidade jogarem nessas equipas.
Ontem, no fim do jogo, as bandeiras catalãs não se agitaram. Em contrapartida o jornal madrileno ABC destacou em primeira página a fotografia de Ronaldo e aproveitou para dar uma alfinetada política nos autonomistas catalães ao escrever: “golpe de autoridad del Madrid en Barcelona”.

Sem comentários:

Enviar um comentário