sexta-feira, 11 de outubro de 2013

As pensões vitalícias são uma aberração

É um dos temas do momento, porque é muito populista e assenta perfeitamente no nosso actual momento político, certamente para disfarçar o tsunami orçamental que nos vão apresentar na próxima semana: trata-se da proposta governamental para cortar em 15% as subvenções vitalícias dos titulares de cargos políticos.
Essa regalia foi extinta em 2005, mas continua a ser atribuída aos políticos que nessa data já tinham adquirido esse direito e, por isso, o seu número não cessa de aumentar, obrigando a sacar mensalmente quase um milhão de euros por mês dos nossos impostos para lhes pagar. Esta transferência é uma situação que nos envergonha a todos, incluindo aqueles que a recebem! Estas quatro centenas de políticos que recebem uma pensão vitalícia por terem servido ou terem-se servido do Estado, não estiveram integrados em nenhum regime contributivo e beneficiam de um direito que eles próprios criaram em seu proveito, o que torna mais aberrante a situação.
Apesar da relação destes beneficiários ser secreta (vá-se lá saber porquê), os seus nomes vão aparecendo na blogosfera e verificamos que a maioria é possuidora de fortuna pessoal ou ocupa altos e bem remunerados cargos: Carlos Melancia, Eduardo Catroga, Álvaro Barreto, Zita Seabra, António Vitorino, Joaquim Ferreira do Amaral, Duarte Lima, Dias Loureiro, Santana Lopes, Marques Mendes, Mário Soares, José Penedos, João Cravinho, Carlos Encarnação, Odete Santos, Isabel de Castro, Manuel Alegre, Cavaco Silva, Ângelo Correia, Armando Vara, Almeida Santos, Rui Gomes da Silva, Manuela Ferreira Leite, Alberto João Jardim, Freitas do Amaral, Jorge Coelho, Carlos Brito, Fernando Rosas, Miguel Relvas, José Lello e assim por diante.
Enquanto há muitos milhares de reformados que descontaram durante muitos e muitos anos e agora são sujeitos a cortes nas suas magras pensões, estes políticos que nada descontaram têm estado até agora intocáveis nesta aberração que são as suas pensões vitalícias. Como é injusto e cruel tudo isto! Por isso, em vez de lhes ser aplicado um desconto de 15%, melhor seria acabar com essas transferências e obrigá-los a devolver tudo o que já receberam e que foi pago com os nossos impostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário