quarta-feira, 7 de maio de 2014

Copa 2014: os 23 eleitos do Brasil

Aproxima-se a data do início do 20º Campeonato do Mundo de Futebol ou Copa do Mundo que se disputará no Brasil a partir do dia 12 de Junho e cada uma das 32 selecções participantes começa a anunciar os nomes dos futebolistas que as irão integrar. Trata-se, sobretudo, de um processo técnico que visa escolher os melhores jogadores de cada país para formar a melhor equipa, mas é também um processo de gestão de expectativas para jogadores, empresários e dirigentes que se promovem e valorizam naquela montra mundial do futebol, para além de ser também uma escolha emocional de maior ou menor agrado dos adeptos, dos patrocinadores e de outros agentes desportivos. É uma equação muito complexa e com muitas variáveis.
Hoje foi divulgada a lista dos 23 futebolistas escolhidos por Luis Felipe Scolari para representar o Brasil e esse anúncio era esperado com muita expectativa, havendo jornais que lhe dedicaram a totalidade da sua primeira página nas suas edições matutinas. Assim aconteceu com o Correio Braziliense.
O homem que entre 2003 e 2008 foi responsável pela selecção portuguesa e que a colocou definitivamente no topo do futebol mundial, tinha pela frente a exigente tarefa de escolher 23 atletas entre as muitas centenas de bons futebolistas brasileiros em actividade por todo o mundo, tendo ido buscar os seus jogadores a 9 países – Inglaterra (6), Brasil (4), Espanha e Itália (3). França e Alemanha (2), Rússia, Ucrânia e Canadá (1). Apesar de nenhum dos eleitos de Scolari jogar em Portugal, há três deles que são bem conhecidos dos adeptos portugueses – Hulk, David Luiz e Ramires. Assim, para além de muitas outras razões emocionais, os portugueses irão torcer pelo Brasil. Até à final? Seria bem interessante...

Sem comentários:

Enviar um comentário