sábado, 24 de maio de 2014

Lisboa, a capital europeia do futebol

 
Os maiores jornais de Madrid – El País, ABC e El Mundo - ilustram as primeiras páginas das suas edições de hoje com uma fotografia de Lisboa e dos entusiastas espanhóis, em especial os madrilenos, que aos milhares “invadiram” a nossa capital para assistir a uma inédita final da Liga dos Campeões, entre duas equipas de futebol da mesma cidade. Hoje, no Estádio da Luz, defrontar-se-ão as equipas do Real Madrid e do Atlético de Madrid, num jogo que será visto na televisão por muitos milhões de espectadores em todo o mundo.
A escolha de Lisboa para a realização desta final foi decidida há muitos meses e, por ironia do destino, há jogadores portugueses em ambas as equipas finalistas, o que faz desta final um acontecimento desportivo que também interessa e entusiasma os adeptos portugueses.
Desde há vários dias que os jornais madrilenos publicam guias turísticos e culturais com recomendações para os milhares de espanhóis que hoje estão em Lisboa, sugerindo percursos, visitas, museus e restaurantes, havendo alguns deles que vão um pouco mais longe e informam sobre as realidades de um país que, apesar de próximo, os espanhóis conhecem mal.
Por cá, os jornais generalistas mantém alguma distância em relação a este acontecimento futebolístico, mas os jornais desportivos alinham na mesma onda de entusiasmo da imprensa madrilena e, com a mania das grandezas, o jornal A Bola diz que Lisboa é a “capital do mundo”. Eu, que até gosto de futebol, fico estupefacto. Que exagero! Que falta de objectividade! Lisboa será, certamente, a capital europeia do futebol, mas apenas por um dia. Além disso, a presença do Rei de Espanha tira algum brilho a essa efémera glória de Lisboa ser a capital europeia do futebol, mesmo que por um só dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário