segunda-feira, 23 de junho de 2014

Há mais desporto para além do futebol

 
Ontem foi um dia de muitas emoções para o desporto português, sobretudo em relação ao futebol. Jogando em Manaus, a selecção nacional não foi além de um empate com a equipa dos Estados Unidos e, com esse resultado, só pode esperar o seu afastamento da Fase Preliminar do Campeonato do Mundo, tal como já aconteceu com as selecções da Espanha e da Inglaterra, entre outras.
Não é difícil explicar o que aconteceu, porque se somos talentosos no futebol, os outros também não são piores do que nós. Por isso, é normal que a equipa portuguesa perca com a Alemanha e não ganhe à equipa dos Estados Unidos. O que não é normal, parece-me, é a verdadeira tontice que tem sido o endeusamento e a subserviência aos nossos jogadores, por vezes chamados os eleitos ou os amigos de Paulo Bento, feita pelos incontáveis enviados especiais que se passeiam pelo Brasil e pelas dezenas de comentadores que nos entram em casa todos os dias, cansando-nos com as suas banalidades. Humildemente, eu penso que é nessa absurda idolatria deste binómio jornalistas/comentadores que estão as causas desta má prestação lusitana no Brasil, pois esses experts tudo fizeram para nos convencer, a nós e aos jogadores, de que tudo era fácil, desde que o joelho do Ronaldo estivesse bom. Exageraram no elogio e venderam-nos imagens de grande confiança, desde a entrada nos autocarros e os adeptos entusiasmados, até aos treinos e às conferências de imprensa. E como ponto alto deste provincianismo e desta dose maciça de selecção estiveram as perguntas mais imbecis que se poderiam ter feito:
Quem vai ganhar? Por quantos? Quem vai meter os golos?
Felizmente que há mais desporto para além deste futebol, destes jogadores-vedetas e destes jornalistas-subservientes, como ontem também se viu.
O ciclista Rui Costa (Póvoa de Varzim) que é o actual campeão do mundo de ciclismo, venceu pela terceira vez consecutiva a Volta à Suiça, enquanto o ciclista Tiago Machado (Vila Nova de Famalicão), que poucos conhecerão, triunfou na Volta à Eslovénia. Absorvidos com o futebol, apenas alguns jornais noticiaram estes acontecimentos na sua primeira página, mas nenhum noticiou que, também ontem, a selecção nacional de voleibol venceu a Holanda por 3-1 e está na frente do Grupo E da Liga Mundial de Voleibol, quando estão disputados 2/3 da competição.
Já que o futebol não nos dá as alegrias que gostaríamos, regojizemo-nos ao menos com os êxitos internacionais dos nossos ciclistas e voleibolistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário