sábado, 7 de fevereiro de 2015

Foi você que pediu um Gaugin?

Durante mais de cinquenta anos o Nafea Faa Ipoipo, pintado em 1892 no Tahiti por Paul Gaugin, esteve exposto no Kunstmuseum na cidade suiça de Basileia, por empréstimo dos seus proprietários suiços. Segundo revelou a imprensa internacional, quer nos Estados Unidos, quer no Reino Unido, esta pintura que representa duas jovens mulheres polinésias ao ar livre, foi agora vendida a um comprador do Qatar por 300 milhões de dólares (263,3 milhões de euros) e, assim sendo, ter-se-à tornado no quadro mais caro de sempre, ultrapassando Os jogadores de cartas (1895) de Paul Cézanne, comprado em 2011 a um armador grego pela Casa Real do Qatar por 219,4 milhões de euros. 
A identidade do comprador não foi revelada, embora seja provável que seja a Casa Real do Qatar, que tem sido considerada como o maior investidor mundial em arte contemporânea, ou o organismo que gere os museus do Qatar, o que será mais ou menos a mesma coisa.
O que é curioso é o facto de serem dois pintores franceses impressionistas e contemporâneos que estão a atrair as atenções do emirado do Qatar. Porém, não é apenas no Qatar que o interesse pela arte está em alta e que o mercado da arte está a passar por uma fase muito dinâmica como consequência da incerteza dos mercados financeiros, pois a procura de arte como investimento e reserva de valor está a aumentar um pouco por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário