terça-feira, 31 de março de 2015

L’homme qui a réveillé la maison Peugeot

 
O diário económico francês Les Echos, destaca na primeira página da sua edição de hoje uma reportagem sobre o homem que “acordou a casa Peugeot” através de uma gestão a que chamou o “electrochoc Tavares”. Trata-se do engenheiro Carlos Tavares, presidente-executivo do grupo Peugeot-Citroën (PSA) desde há cerca de um ano. A reportagem recolheu diversos depoimentos que parecem convergir num ponto: como consequência das reestruturações efectuadas pelo seu CEO, o grupo PSA já atingiu os seus objectivos de cash flow com dois anos de avanço, enquanto as vendas melhoraram no mercado europeu e o grupo está a conquistar mercado na China.
Carlos Tavares é português, nasceu em Lisboa e costuma alimentar a sua paixão pelas corridas de automóveis pilotando um Peugeot RCZ, usando o nome de Carlos Antunes e um capacete com as cores da bandeira portuguesa. Admira a nossa história e diz: “A história deste pequeno país, capaz de tais descobertas marítimas, é fascinante”.
O seu lema de vida é o trabalho e todos os seus colaboradores reconhecem as suas capacidades técnicas e de liderança. Não se preocupa com a sua imagem pessoal e é um adepto da cultura e da avaliação de resultados. Por isso não perde tempo e as reuniões a que preside não excedem uma hora, as intervenções não atingem os 15 minutos e os power points não podem ter mais que cinco diapositivos. A leitura desta reportagem é estimulante, embora nos deixe muito inquietos por não termos gestores destes em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário