sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

World Press Photo of the Year 2016

O mais importante concurso de fotografia do mundo revelou ontem os trabalhos premiados e o World Press Photo of the Year 2016 foi atribuido ao fotojornalista australiano Warren Richardson, com uma fotografia a que deu o título “Esperança por uma vida nova”. A fotografia mostra um homem a passar uma criança através de uma vedação de arame farpado e foi captada no dia 28 de Agosto de 2015 em Röszke, na fronteira entre a Sérvia e a Hungria. Naturalmente, a fotografia está a ser hoje divulgada mundialmente através de jornais digitais, jornais impressos e televisões, chamando a atenção para o problema dos refugiados.
Os prémios atribuidos dividem-se por oito categorias, respectivamente “Temas Contemporâneos”, “Vida Quotidiana”, “Notícias Gerais”, “Projetos de Longo Prazo”, “Natureza”, “Pessoas”, “Desporto” e “Notícias Locais”, sendo que cada uma destas categorias é dividida em “singles” (fotografias individuais) e em “stories” (conjunto de fotografias).
Entre os premiados também está o fotojornalista português Mário Cruz que conquistou o primeiro prémio na categoria “Temas Contemporâneos” com uma fotografia captada no Senegal com o título “Talibes, modern-day slaves”.
Tal como tem sucedido em anos anteriores, está prevista a apresentação das fotografias premiadas numa exposição a realizar em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário