quarta-feira, 9 de março de 2016

Temos um tempo novo no nosso horizonte

Temos a partir de hoje um novo Presidente da República que, como ele próprio fez questão de sublinhar no momento da sua vitória eleitoral, é o Presidente de todos os Portugueses. Começa, assim, um tempo novo, que deixa para trás dez anos de sombra, de mesquinhez, de arrogância, de sectarismo e de mau entendimento da função presidencial. Cavaco Silva não terá o seu nome na História, a não ser que qualquer historiador obtuso ou vesgo o queira favorecer, o que é muito improvável.
Acordemos, portanto, deste sonho mau que foi ter tido esse homem provinciano e mesquinho durante dez longos anos a ocupar o Palácio de Belém. Agora temos um tempo novo!
Marcelo Rebelo de Sousa tem outra cultura, outro cosmopolitismo e outra erudição. Os sinais que tem dado à sociedade têm sido muito positivos e prenunciam um novo modelo de presidência, com mais diálogo, mais consenso, mais sensibilidade social e muito menos crispação entre os agentes políticos. Espera-se, realmente, um tempo novo e bem precisamos dele. Marcelo pode bem ser um homem de convergências e de inclusões, o árbitro que nos faltava para pôr ordem no jogo político nacional, o incentivador dos grandes ideais e o mobilizador da juventude portuguesa. Marcelo pode ser o símbolo de um Portugal orgulhoso do seu historial, amante da paz, da cultura e do progresso, embora integrado numa Europa decadente e com sérios problemas. Marcelo pode ser o elemento dinamizador da comunidade de expressão portuguesa dispersa pelo mundo e pode ter um papel determinante na recolocação de Portugal no lugar que merece no concerto das nações.
Os primeiros contributos para este tempo novo vieram de António Costa e da sua inteligência e lucidez, ao derrubar a barreira da “esfera da governabilidade” e ao adoptar uma política de inclusão nacional e de uma maior sensibilidade social, mas também ao mostrar aos burocratas de Bruxelas que não estamos dispostos a continuar a ser humilhados pela sua cegueira política. Com Marcelo Rebelo de Sousa todos esperamos realmente um tempo novo. Os que votaram e os que não votaram nele. Viva o novo Presidente da República!

Sem comentários:

Enviar um comentário