domingo, 22 de maio de 2016

Uma estimulante vitória futebolística

Foi ontem em Baku, no Azerbaijão, que a selecção nacional de futebol de sub-17 conquistou o título de campeã da Europa, após ter batido a selecção espanhola por 5-4 nas grandes penalidades que se seguiram a uma igualdade no final dos 80 minutos de jogo. Apenas um jornal destacou este feito desportivo da equipa portuguesa com o título “este Euro já cá mora”. Merecia mais.
O campeonato envolveu 53 equipas nacionais e, no seu percurso, a selecção portuguesa só obtivera vitórias e não tinha sofrido um único golo, o que veio a acontecer exactamente na final com a Espanha.
Treze anos depois de ter conquistado o mesmo título em Viseu, igualmente diante da Espanha, a equipa portuguesa averbou mais um título de selecções, que foi o segundo neste escalão. Antes da reclassificação deste campeonato feito em 2002 pela UEFA que passou os escalões etários de sub-16 para sub-17, a equipa portuguesa tinha-se sagrado campeã da Europa em 1989, 1995, 1996 e 2000, o que significa que, em termos de futebol jovem, Portugal é um verdadeiro campeão europeu com 6 títulos, só superado pela Espanha que já ganhou 8 títulos.
Como não é habitual ganharmos, este tipo de resultados dá-nos uma grande satisfação e era bem bom que nos servisse de estímulo para que ganhássemos outros campeonatos, por exemplo do progresso social, da economia ou da cultura. Porém, com excepção do jornal O Jogo, a imprensa generalista e a própria imprensa desportivo-futebolística, não deram nenhum destaque a este acontecimento, pois como alguns dizem e bem, andam demasiado envolvidos nesse jornalismo de sargeta que trata apenas e mal, da futebolice e da politiquice.

Sem comentários:

Enviar um comentário