terça-feira, 31 de maio de 2016

Madrid com grande exposição de Bosch

O Museu do Prado apresenta a partir de hoje e até ao dia 11 de Setembro de 2016 a exposição comemorativa do V Centenário da morte de Jheronymus Bosch, que a organização considera a mais completa alguma vez feita e que é uma ocasião irrepetível para apreciar a obra do famoso pintor renascentista holandês.
Acontece que graças ao interesse que o rei Filipe II de Espanha teve pela obra de Bosch, é no país vizinho que se conserva o maior conjunto de originais daquele pintor e todos eles figuram na exposição que se intitula El Bosco. La exposición del V centenario.
A exposição apresenta 21 dos 29 tripticos de Bosch que existem no mundo e, para além dos seis que pertencem às colecções espanholas, são apresentadas obras provenientes de Lisboa, Londres, Berlim, Viena, Veneza, Roterdão, Paris, Nova Iorque, Filadélfia e Washington, entre outras cidades, o que faz desta exposição um acontecimento único e, seguramente, um dos mais importantes eventos culturais europeus do corrente ano. Para esta exposição o Museu Nacional de Arte Antiga cedeu as Tentações de Santo Antão, um triptico assinado por Jheronymus Bosch que pertence às suas colecções e que pela primeira vez sai do país.
A importância cultural da exposição não dispensou a presença dos Reis de Espanha e da Princesa Beatriz dos Países Baixos na sua inauguração, nem uma desenvolvida reportagem com destaque na primeira página do jornal madrileno ABC. 

Sem comentários:

Enviar um comentário