sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Está a terminar a Vendée Globe 2016-2017

 
Ontem à tarde em Les Sables d’Olonne na costa francesa da Biscaia o velejador francês Armel Le Cléac’h terminou a 8ª edição da Vendée Globe, isto é, a volta ao mundo à vela em solitário, tendo gasto 74 dias, 3 horas, 35 minutos e 46 segundos. Foi um feito notável deste velejador de 39 anos de idade que estabeleceu um novo recorde desta prova, na qual já participara em 2009 e 2013, tendo-se classificado em 2º lugar nessas suas duas participações.
Hoje espera-se a chegada do inglês Alex Thomson que foi o maior rival de Armel Le Cléac’h, mas o terceiro classificado ainda demorará alguns dias até cruzar a meta.
A dura prova iniciou-se no dia 6 de Novembro e teve 29 participantes, dos quais já desistiram onze. Dos 18 concorrentes que ontem estavam em prova, o último encontrava-se a mais de nove mil milhas da meta e havia quatro que ainda navegavam no Pacífico em direcção ao cabo Horn, para depois “subirem” o Atlântico até à meta.
A proeza de Armel Le Cléac’h foi notável e a imprensa francesa dá-lhe hoje grande destaque, com o diário desportivo L’Équipe a dedicar-lhe toda a sua primeira página. O Banque Populaire VIII, a embarcação vencedora, é um monocasco inovador com 18,20 metros, especialmente concebida para esta prova e, naturalmente, deu um grande contributo para o resultado final.
A prova pode ser acompanhada através de um portal que, em tempo real, nos permitia “entrar na corrida”, pois fornecia todas as informações da prova e exibia uma cartografia especial com as posições dos concorrentes. Foram 74 dias e 74 noites de mar, certamente uns de calmaria e outros de mar alteroso, uns de calor e outros de frio, sempre sozinho, sem dormir mais que alguns minutos. Um espectacular feito desportivo e de resistência humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário