quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Luanda perfaz hoje 442 anos de idade

A cidade de Luanda celebra hoje 442 anos de idade pois foi fundada no dia 25 de Janeiro de 1576 por Paulo Dias de Novais, um fidalgo e explorador português que lhe então deu o nome de São Paulo da Assunção de Loanda. O Jornal de Angola evoca essa data na sua edição de hoje.
Paulo Dias de Novais estivera naquela costa em 1560 a pedido do rei de Ndongo, vassalo do reino do Kongo, que pedira aos portugueses o envio de missionários para a região, mas acabou por ser hostilizado e regressou a Portugal. Mais tarde, voltou a partir de Lisboa para a costa de Angola acompanhado por dois jesuítas, tendo chegado à ilha de Luanda em Fevereiro de 1575, com dois galeões, duas caravelas, dois patachos e uma galeota, aí estabelecendo o primeiro núcleo de colonos portugueses na costa de Angola. Eram cerca de 700 pessoas, onde se incluiam religiosos, mercadores, funcionários e 350 homens de armas.
Porém, verificando que a ilha de Luanda não era o local mais adequado para criar uma povoação, decidiu fixar-se na terra firme e aí lançar a primeira pedra para a construção de uma igreja dedicada a S. Sebastião, exactamente no dia 25 de Janeiro de 1576. Foi há 442 anos.
A história de Luanda é muito rica como revela o seu património arquitectónico religioso e militar herdado da colonização portuguesa, mas assinalam-se outros factos históricos relevantes como a sua posse pelos holandeses que entre 1641 e 1648 dominaram a cidade, até que uma coligação de portugueses, brasileiros e angolanos saiu do Rio de Janeiro sob o comando de Salvador Correia de Sá e Benevides e reconquistou a cidade.
Hoje Luanda é a capital da República de Angola e é uma cidade com mais de 8 milhões de habitantes, que é também a maior capital de língua portuguesa e a terceira maior cidade de língua portuguesa depois de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário