segunda-feira, 30 de julho de 2018

Mais um título europeu para Portugal

Ontem veio para Portugal mais um título europeu de futebol, pois a selecção nacional de sub-19 triunfou sobre a Itália por 4-3, no jogo da final do Campeonato da Europa de Sub-19 da UEFA disputada em Seinajoki, na Finlândia, que teve prolongamento e um desfecho muito incerto até ao fim.
O título europeu neste escalão etário aconteceu pela quarta vez, depois dos triunfos obtidos em 1961, 1994 e 1999, o que mostra que os portugueses são mesmo muito bons em futebol juvenil. "São de ouro", titulou hoje o jornal A Bola, referindo-se aos novos campeões europeus.
É certo que o este futebol já não é o que era e que, cada vez mais, tende a ficar subvertido pela negociata, pela batota desportiva e pela corrupção. Chamaram-lhe o desporto-rei, mas na actualidade já nem sequer é um desporto. Do futebol do antigamente em que pontificava a sã rivalidade e o amor à camisola, apenas parece ter sobrevivido o espectáculo de excelência que entusiasma as multidões. Essas multidões, excitadas pelas televisões e por alguns educadores do povo, são empurradas para a clubite e para a futebolite que alimentam a máquina do futebol e os seus negócios de compra e venda de jogadores, de contratos publicitários e de manipulação de claques e de outras coisas suportadas e alimentadas pela chamada imprensa desportiva e pelos seus agentes.
Apesar disso, há que prestar tributo aos novos campeões europeus de sub-19, pela enorme alegria que deram aos portugueses. Aqui lhes deixo o meu aplauso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário