segunda-feira, 30 de julho de 2018

Os britânicos dominam o Tour de France

Terminou a 105ª edição do Tour de France e o vencedor foi o ciclista britânico Geraint Thomas que, após o seu triunfo, exibiu com entusiasmo a bandeira do País de Gales. No longo historial desta prova não havia registo de vencedores britânicos, mas nos últimos sete anos, eles conseguiram seis vitórias. Primeiro foi Bradley Wiggins em 2012, seguiu-se Christopher Froome em 2013, 2015, 2016 e 2017 e, agora, Geraint Thomas, o que nos permite pensar que os britânicos estão a interessar-se e a dominar a Volta à França, enquanto os franceses não a vencem desde 1985. Um jejum de mais de trinta anos, que muito deve ferir o seu orgulho nacional…
Nos últimos anos a televisão transformou a corrida num espectáculo desportivo de excelência, mas também num singular documentário turístico-cultural que mostra a paisagem, os monumentos e o entusiasmo dos franceses pelo seu Tour de France.
Desde o dia 7 ao dia 29 de Julho e ao longo de 3351 quilómetros, um numeroso pelotão de 176 ciclistas distribuidos por 22 equipas, percorreu as planicies e as montanhas francesas mas, embora não houvesse quaisquer ciclistas portugueses nesse pelotão, puderam ver-se muitas bandeiras portuguesas ao longo das estradas francesas.
No fim, foi a festa em Paris, sobretudo para os britânicos que, além da vitória de Thomas ainda tiveram o veterano Froome na terceira posição, enquantos os franceses apenas conseguiram um 6º lugar.
Para o ano há mais…

Sem comentários:

Enviar um comentário