quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Será o fim da Portuguesa de Desportos?

Existe na cidade brasileira de São Paulo um clube de futebol denominado Associação Portuguesa de Desportos, que é vulgarmente conhecida como a Portuguesa ou como a Lusa. O clube nasceu em 1920 como resultado da fusão de cinco sociedades de raiz portuguesa que então existiam na cidade: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense.
A Portuguesa tornou-se num dos maiores clubes do Estado de São Paulo e nas suas equipas jogaram alguns dos maiores futebolistas brasileiros, tendo vencido o Campeonato Paulista em 1935, 1936 e 1973, chegando a ser vice-campeão nacional em 1996. No futebol feminino, a Portuguesa também marcou posição de destaque, pois triunfou no Campeonato Brasileiro em 1999 e no Campeonato Paulista em 1998, 2000 e 2002.
Porém, nos últimos anos a equipa do Estádio do Canindé foi caindo desportivamente e os adeptos afastaram-se à medida que viam a sua equipa perder competitividade e descer continuamente de divisão. Acabaram as receitas pelas transmissões televisivas, os patrocinadores também se afastaram e as receitas diminuíram drasticamente, pelo que o clube acumulou uma dívida de 350 milhões de reais. Todas as suas receitas estão agora hipotecadas judicialmente e nos últimos cinco anos, seis presidentes tentaram encontrar soluções para a grave crise do clube. Como titula a revista Veja São Paulo, a Portuguesa está em ruínas.
As instalações do Canindé estão a degradar-se rapidamente por falta de manutenção. As quatro piscinas já foram aterradas para dar lugar a um investimento imobiliário e muitas áreas desportivas e sociais do Canindé estão a ser demolidas. Parece ser o fim da Portuguesa e custa assistir ao fim de uma instituição quase centenária com este nome que inspirou milhares de luso-brasileiros e ajudou a matar a saudade à emigração portuguesa da primeira metade do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário