terça-feira, 14 de junho de 2011

Um local de históricas peregrinações

Sítio da Nazaré
Na falésia mais saliente do Sítio da Nazaré, debruçada sobre a vila da Nazaré, encontra-se a ermida ou capela da Memória, construída sobre uma gruta onde durante os três séculos de domínio muçulmano naquela região, terá permanecido escondida uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré.
Segundo a lenda, numa manhã de 1182, o alcaide de Porto de Mós andava à caça quando, no meio de espesso nevoeiro, avistou um veado que começou a perseguir. O veado correu em direcção àquela falésia onde se precipitou, mas Dom Fuas Roupinho, ao ver que estava prestes a despenhar-se sobre o abismo, ao lado da gruta onde se venerava a imagem, pediu a protecção de Nossa Senhora da Nazaré.
Milagrosamente, o cavalo estacou e o cavaleiro salvou-se da morte certa.
Então, em agradecimento à Virgem e em memória daquele milagre, Dom Fuas Roupinho mandou erguer uma capela sobre a gruta que, com o tempo se tornou num local de veneração e devoção, sobretudo para os marítimos.
Na época dos Descobrimentos, ali estiveram em peregrinação Vasco da Gama, antes e depois da sua primeira viagem à Índia, Pedro Álvares Cabral antes da viagem de descoberta do Brasil e o jesuíta São Francisco Xavier antes de partir para Goa, tendo daqui levado o culto a Nossa Senhora da Nazaré para o Oriente.
Ao lado da ermida, foi mais tarde colocado um cruzeiro com a seguinte inscrição: ANTES E DEPOIS/DA SUA PRIMEIRA/VIAGEM À ÍNDIA/
VASCO DA GAMA/VEIO REZAR À/SENHORA DA NAZARÉ.

Sem comentários:

Enviar um comentário