domingo, 1 de julho de 2012

UNESCO distinguiu os fortes de Elvas

A 36ª sessão do Comité do Património  Mundial da UNESCO que tem estado reunido em São Petersburgo, na Rússia, classificou como Património Cultural da Humanidade as muralhas e fortificações de Elvas, que constituem a maior fortificação abaluartada do mundo.
O conjunto de fortificações que foram classificadas estendem-se por um perímetro de cerca de dez quilómetros e por uma área de 300 hectares, onde se incluem todas as fortificações da cidade, os dois fortes - o Forte de Santa Luzia do século  XVII e o Forte da Graça do século XVIII -, os três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, além do famoso Aqueduto da Amoreira, um dos ex-libris da cidade. Com a classificação das muralhas e fortificações de Elvas, passa a haver 14 bens culturais ou naturais portugueses inscritos na World Heritage List da UNESCO.
O reconhecimento do valor histórico e arquitectónico do património edificado em Elvas, por parte da UNESCO, também valoriza substancialmente a cidade e torna-a num pólo de atracção do turismo cultural, facto a que as autoridades locais não deixarão de estar atentas. Por isso, para tantos portugueses que por lá passam ao lado na "sofreguidão" das compras em Badajoz, parece ser a altura de visitarem a monumentalidade de Elvas e de apreciarem a sua gastronomia, pois há muitos e bons sítios para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário