sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Luxemburgo: “comme à la maison”

Hoje, no Luxemburgo, a selecção nacional de futebol inicia a fase de qualificação para o Mundial-2014, que será disputado no Brasil. A presença no Brasil afigura-se como um objectivo que ultrapassa o aspecto futebolístico e se coloca num patamar simbólico de prestígio nacional. É quase uma questão de Estado! Portanto, a fase de qualificação tem que ser encarada desde o início com objectividade, determinação e profissionalismo.
No jogo desta noite estarão frente a frente as equipas que actualmente ocupam o 4º e o 106º lugar no ranking da FIFA e, por isso, há uma elevadíssima dose de favoritismo para a equipa portuguesa, até porque nos seis jogos oficiais que as duas equipas já disputaram, aconteceu que Portugal ganhou cinco vezes e apenas perdeu uma.
O jogo vai ser, naturalmente, uma grande festa para a vasta comunidade portuguesa residente no Luxemburgo. É um momento de grande exaltação e de orgulho nacional para quem vive fora do seu país e tem que se adaptar às culturas dos países de acolhimento. Nas bancadas não faltarão dísticos, nem bandeiras, nem incentivos aos futebolistas portugueses e, como titula hoje o jornal luxemburguês Le Quotidien, eles jogarão “comme à la maison”. Só é necessário que joguem com ambição e deixem as suas pequenas vaidades fora do campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário