quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Por la unidad de España

O movimento autonómico catalão não arrefece, apesar dos estudos que vão aparecendo e que parecem mostrar que a independência da Catalunha se traduziria por um acentuado retrocesso económico e por um fiasco financeiro. O debate está lançado, mas acumulam-se as vozes que o consideram inoportuno. Por um lado, os efeitos desta discussão podem contagiar outras regiões autónomas espanholas e, por outro, a Espanha já atravessa demasiados e complexos problemas, não sendo desejável que entre numa espiral de instabilidade política.
Mariano Rajoy, o presidente do governo espanhol, já tomou posição inequívoca sobre o assunto: "Me he comprometido a hacer guardar la Constitución y las leyes". Porém, o Rei Juan Carlos também decidiu falar e tomou a iniciativa de fazer uma chamada de atenção à consciência da nação, através de uma mensagem real inédita que fez publicar na página web da Casa Real, recentemente criada. Segundo a imprensa espanhola, os destinatários da mensagem real seriam os governos autónomos independentistas, todos os partidos políticos e as forças sociais que podem encher as ruas com manifestações e greves gerais e, ainda, todos os que possam contribuir para um “otoño caliente”. No actual contexto político, a mensagem do Rei foi considerada determinante, não só porque pairam nuvens sombrias sobre o futuro da Europa e da Espanha, mas também porque está em causa “o bem-estar que tanto nos custou a alcançar”. Foi um real apelo à unidade, tendo a imprensa espanhola destacado alguns passos da mensagem real, como por exemplo os seguintes:
        - “O pior que podemos fazer é dividir forças, encorajar dissidências, perseguir quimeras, aprofundar feridas”.
        - “Só ultrapassaremos as dificuldades actuais actuando unidos, caminhando juntos, unindo as nossas vozes, remando no mesmo sentido”. 
        - Venceremos com o trabalho, o esforço, o mérito, a generosidade, o diálogo e o sacrifício dos interesses particulares face ao interesse geral”.

Não é preciso ser-se monárquico para apreciar este toque a reunir. Aqui no rectângulo não há toques deste tipo e parece que a embarcação está à deriva.

Sem comentários:

Enviar um comentário