sábado, 10 de novembro de 2012

Vendée Globe 2012-2013: a hora de largar

Partem hoje de Les Sables d'Olonne, um porto pesqueiro e de turismo da região do Loire, na baía da Biscaia, os vinte velejadores solitários de seis países, incluindo uma mulher, que tomam parte na 7ª edição da Vendée Globe 2012-2013.
A prova realizou-se pela primeira vez em 1989 e, a partir de 1992, passou a realizar-se de quatro em quatro anos, consistindo numa volta ao mundo de navegação solitária e sem escalas, que passa ao largo dos três grandes cabos - Boa Esperança (África do Sul), Leeuwin (Austrália) e Horn (América do Sul). A duração da corrida tem diminuído todos os anos e na última edição situou-se nos 84 dias.
Nas duas últimas semanas a Race Village da Vendée Globe recebeu 575 mil visitantes para ver a frota de 20 veleiros IMOCA 60 pés com os mais notáveis skippers solitários do mundo. Todos os veleiros estão equipados com câmaras a bordo e os skippers poderão partilhar o seu dia-a-dia no mar em tempo real, aproveitando as mais recentes tecnologias para contar a sua aventura.
A vela francesa estará representada por 13 velejadores, havendo também a participação de três ingleses, dois suiços, um polaco e um espanhol. Da forte participação francesa, cujos velejadores triunfaram nas anteriores seis edições da corrida, resulta um excepcional interesse pela prova, reflectida na imprensa francesa. Porém, a participação na Vendée Globe exige o apoio de patrocinadores poderosos que, em tempo de crise, são mais difíceis de encontrar: na anterior edição participaram 30 veleiros, mas hoje largam apenas vinte do porto de Les Sables d'Olonne. São os sinais dos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário