quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

The Perfect Storm

A imprensa é um meio de comunicação que utiliza o texto e a imagem como suportes da informação, embora seja o texto e, em especial o título, que habitualmente dão destaque à notícia. Porém, nem sempre é assim. Por vezes, com base na ideia de que uma imagem vale mais do que mil palavras, a imprensa utiliza a imagem como principal suporte da informação ou da notícia, não se refugiando na lógica mercantilista do sensacionalismo de um título.
A imprensa inglesa utiliza frequentemente a imagem como suporte da informação e um bom exemplo desse estilo encontra-se na edição de hoje do jornal The Guardian, que noticia a situação de temporal que vem assolando as Ilhas Britânicas através da fotografia de uma gigantesca onda batendo a área portuária de Seaham Harbour, uma pequena cidade situada no distrito de County Durham, na costa nordeste da Inglaterra. O autor da espectacular fotografia, em que é possível comparar a altura da onda com a altura do farol, é o fotojornalista Owen Humphreys.
O jornal recorreu a uma sugestiva legenda: perfect storm ou tempestade perfeita, que é uma expressão que descreve uma combinação rara de circunstâncias meteorológicas extremamente graves, mas que também vem sendo usada para descrever fenómenos de outra natureza e que se popularizou quando, no ano de 2000, foi produzido o filme The Perfect Storm, realizado por Wolfgang Petersen e que teve George Clooney como protagonista.
Sem quaisquer dúvidas, com a capa da sua edição de hoje, o The Guardian dá uma boa lição de jornalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário