segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um 25 de Abril de indignação e protesto



Aproxima-se mais um aniversário do 25 de Abril, que é o Dia da Liberdade. Todos os anos, muitos milhares de portugueses celebram esse dia libertador que abriu as portas à Liberdade e à Democracia, que permitiu o fim da guerra colonial e que, também, potenciou um vastíssimo conjunto de conquistas sociais que, em poucos anos, transformaram o nosso país. Por isso, o 25 de Abril tem sido sempre comemorado como um dia histórico, uma grande festa popular e um dia de enorme alegria.
Porém, nunca a celebração do 25 de Abril decorreu num ambiente tão preocupante e sob tão ameaçadoras circunstâncias. Os ventos que sopram são muito fortes e traiçoeiros e é cada vez mais evidente que os que governam esta nau que é Portugal, não têm experiência nem têm capacidade para a dirigir. Chegaram ao poder com um programa eleitoral e fazem o seu contrário. Diziam ter soluções e afinal não conheciam a realidade. Estão a levar-nos para uma catástrofe, como se não houvesse outras soluções para enfrentar este temporal, que é realmente severo. Andam perdidos e sem rumo. Estão de cócoras perante os seus patrões da troika, humilhando um povo com muitos séculos de história. Impõem-nos uma austeridade irracional e o resultado está à vista por todo o país: a destruição da economia e o desemprego, a pobreza e a emigração dos jovens, a fragmentação social, a perda da esperança e o medo generalizado. 
Andamos tristes e em tempo de incertezas. Há que reagir contra este estado de coisas, porque temos o direito à indignação e ao protesto. O 25 de Abril tem que ser uma afirmação da nossa força colectiva e do nosso protesto, da nossa esperança e da nossa determinação num futuro melhor. Viva o 25 de Abril!


Sem comentários:

Enviar um comentário