domingo, 19 de maio de 2013

Prémio europeu para o museu da Batalha

O Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha venceu o Prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), em competição com 28 museus de 16 países, depois de no passado mês de Dezembro já ter sido distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) como o Melhor Museu Português.
A notícia é verdadeiramente surpreendente e mostra como é possível desenvolver projectos culturais de elevada qualidade fora dos grandes centros urbanos e à margem de grandes orçamentos, para além de também evidenciar a importância da iniciativa local na mobilização dos cidadãos em torno de projectos concretos. Por outro lado, numa época em que alguma europa e alguns europeus insistem numa narrativa humilhante para o nosso país, estes anúncios confirmam que no canto ocidental da europa há inteligência, vontade, capacidade e energia para promover o progresso.  
Ainda não visitei o Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha que foi inaugurado em Fevereiro de 2011 e que conta a história do concelho, desde a pré-história até à actualidade. Por isso, apenas me posso congratular pelo prémio atribuído e preparar-me para, tão brevemente quanto possível, revisitar a Batalha e, nessa altura, aproveitar também para voltar ao excelente espaço gastronómico que é o Burro Velho.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário