sexta-feira, 14 de junho de 2013

O novo A350 apesar da crise europeia

Hoje, nos céus de Toulouse vai realizar-se o primeiro voo do A350 e esse facto representa um sucesso tecnológico para o consórcio Airbus que, sendo essencialmente francês, alemão, inglês e espanhol, pode em certa medida ser considerado um projecto europeu. A edição de hoje do jornal La Dépêche du Midi, que se publica em Toulouse, destaca esse acontecimento com justificado regozijo.
O Airbus A350 XWB (eXtra Wide Body) é um avião comercial de longo alcance e é o mais recente símbolo da competição entre a Europa e a América pelo domínio do mercado mundial da aviação, protagonizada pela Airbus e pela Boeing. Depois do enorme sucesso que foi o A330, a Boeing respondeu com o projecto B787 Dreamliner, mas o novo A350, que hoje voará pela primeira vez, parece ser a resposta do consórcio europeu para competir com o B787 e o B777, apresentando-se como um avião mais eficiente em termos de consumo de combustível e de mais baixo custo operacional.
As companhias aéreas acolheram com grande entusiasmo o novo avião e, nesta data, já estão consolidadas 548 encomendas, sendo essa lista encabeçada pela Emirates (100), Qatar Airways (80) e Cathay Pacific (36). Nessa lista de encomendas também se encontram a TAM – Linhas Aéreas de Moçambique (27) e a TAP Portugal (12). Espera-se que o novo avião entre ao serviço durante o primeiro semestre de 2014.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário