domingo, 27 de outubro de 2013

Gulbenkian mostra “O Brilho das Cidades”

Na sua linha programática de apresentação de grandes exposições, a Fundação Calouste Gulbenkian tem patente na sua Galeria de Exposições Temporárias a exposição O Brilho das Cidades. A Rota do Azulejo. Trata-se de mais uma excelente exposição e, como é habitual, aborda uma temática de grande interesse cultural.
A arte da azulejaria é muito antiga e as primeiras utilizações de cerâmica vidrada como revestimento surgiram no Egipto, Mesopotâmia, Assíria e Pérsia, mas expandiram-se depois por terras de muçulmanos e de cristãos, acabando por chegar à Europa ocidental e ao norte de África. À sua funcionalidade juntou depois a decoração, a traduzir o sentido estético das comunidades e alguns aspectos da sua vida cultural.
A exposição percorre todo o processo histórico da afirmação do azulejo e junta quase duas centenas de peças representativas da sua produção desde a Ásia Central à Europa ocidental, que são provenientes de uma dúzia de museus e de colecções nacionais e internacionais devidamente referenciados. Nesse aspecto, deve ser salientada a singular capacidade que a Fundação Calouste Gulbenkian tem para atrair peças de museus de referência internacionais, o que torna as suas exposições muito mais valorizadas. A exposição “O Brilho das Cidades. A Rota do Azulejo” foi inaugurada no dia 25 de Outubro e estará patente ao público no Museu Gulbenkian até 24 de Janeiro 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário