segunda-feira, 21 de abril de 2014

A independência da Catalunha arrefece

A euforia independentista catalã está a perder fôlego segundo refere a edição de hoje do diário madrileno La Razón, ao salientar que há “menos independentistas”, com base numa sondagem que revela que, desde o passado mês de Dezembro, houve uma subida de 4 pontos percentuais nos partidários do não à independência, que agora alcançam 42,9% das intenções de voto, enquanto os partidários do sim alcançam 39,5%.
A Convergência i Unió (CiU), uma federação de partidos políticos nacionalistas de direita moderada dirigida por Artur Mas, o chefe do governo autónomo da Catalunha e líder dos independentistas, caíu naquela sondagem de 22,8% para 21,9% das intenções de voto, estimando-se que perdeu a confiança de 385 mil eleitores. A Esquerra Republicana de Cataluña (ERC), um partido que apoia a independência dos territórios de língua catalã e que é dirigido por Oriol Junqueras, tende a afirmar-se como o partido com mais apoio na Catalunha ao passar de 20,8% para 22,3% das intenções de voto. O chamado desafio soberanista de Artur Mas também perde em relação à mobilização popular para um eventual referendo, pois a participação cairia de 67,8% para 62,4%.
Porém, a sondagem revela aquilo a que o jornal chamou “uma Catalunha ingovernável”, pois no actual quadro de intenções de voto não há nenhuma maioria ou coligação "racionalmente possível". Por isso, La Razón afirma que se Artur Mas insistir no desafio de levar por diante o referendo independentista na noite de 9 de Novembro de 2014, a Catalunha sairá “política e socialmente fragmentada, profundamente dividida e economicamente na bancarrota”. Faltam pouco mais de 6 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário