sábado, 28 de junho de 2014

A Língua Portuguesa: a nossa língua, a língua do mar, a língua da gente

A Língua Portuguesa celebrou ontem o seu 800º aniversário com algumas iniciativas realizadas em Lisboa, entre as quais a apresentação do Manifesto 2014 - 800 anos da Língua Portuguesa, assinado por alguns governantes e políticos, mas também por músicos, escritores, professores e jornalistas dos países onde se fala português. Nesse manifesto, os seus subscritores afirmam querer festejar nesse dia “esses oito séculos da nossa língua, a língua do mar, a língua da gente, uma grande língua da globalização” e que “na era da globalização, falar português, uma das grandes línguas globais do planeta, que partilha e põe em comum culturas da Europa, das Américas, de África e da Ásia e Oceânia, com centenas de milhões de falantes em todos os continentes, é um imenso património e um poderoso veículo de união e progresso”.
Esta precisão de calendário a definir o dia do nascimento da Língua Portuguesa é meramente simbólica e está relacionada com o facto do primeiro documento oficial escrito em português – o testamento de D. Afonso II – ser datado de 27 de Junho de 1214. Decorridos oitocentos anos, a Língua Portuguesa atravessa actualmente uma fase de afirmação,  expansão e internacionalização e, de acordo com o Instituto Camões, é falada por 244 milhões de pessoas, para além de ser a sexta língua mais falada do mundo, a quinta língua mais usada na Internet e a terceira mais utilizada nas redes sociais Facebook e Twitter.
O semanário Expresso das Ilhas que se publica na cidade da Praia, foi um dos poucos jornais que tratou este assunto e destacou esta efeméride na sua primeira página com uma citação de Amílcar Cabral,  o pai das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde, para quem a educação era uma garantia do sucesso da própria luta de libertação nacional: “A língua portuguesa é uma das melhores coisas que os portugueses nos deixaram”.

1 comentário:

  1. E há tantos a querer estragá-la com (pseudo)acordos ortográficos subservientes e patetas!

    ResponderEliminar