segunda-feira, 9 de junho de 2014

O maior desportista espanhol de sempre

Adicionar legenda
O tenista espanhol Rafael Nadal venceu ontem em Paris pela nona vez o torneio de Roland-Garros e, se ainda não era considerado a maior figura de sempre do desporto espanhol, na sua edição de hoje o diário desportivo Marca tratou de lhe atribuir esse título. A imprensa espanhola e alguma imprensa internacional destacam hoje esse feito desportivo e, numa altura de alguma instabilidade e muita preocupação em Espanha por razões políticas, aparece a figura de Rafael Nadal como um símbolo da tenacidade, do orgulho e até da unidade espanholas.
Nascido nas Ilhas Baleares e com 28 anos de idade, Rafael Nadal tem um currículo impressionante no ténis mundial, no qual se inscrevem 14 vitórias individuais em torneios do Grand Slam, que inclui os quatro torneios de ténis mais importantes que se disputam no mundo - Torneio de Wimbledon, Torneio de Roland-Garros, Open da Austrália e Open dos Estados Unidos - um feito só superado pelo tenista suiço Roger Federer.
Além disso Nadal ganhou 27 títulos em torneios ATP World Tour Masters 1000, fez parte da equipa espanhola que venceu a Taça Davis por quatro vezes e, em 2008, conquistou o título olímpico em Pequim.
A Espanha que está a vir para as ruas a reclamar por consultas populares, num caso por um plebiscito sobre a Monarquia após o anúncio da abdicação do rei Juan Carlos e, noutro caso, a reivindicar por um ou mais referendos sobre a independência de algumas das suas comunidades autónomas, encontra no desporto um factor de unidade nacional e, neste momento, o seu elo de união mais forte parece ser Rafael Nadal.

Sem comentários:

Enviar um comentário