sábado, 1 de novembro de 2014

Tesouros dos Palácios Reais de Espanha

A Fundação Calouste Gulbenkian iniciou a sua temporada de exposições 2014-2015 com uma exposição intitulada “A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha”, em colaboração com o Património Nacional de Espanha, que é a entidade responsável pela preservação, salvaguarda e divulgação dos bens móveis e imóveis da Coroa Espanhola. No percurso expositivo são exibidas cerca de uma centena e meia de pinturas de grandes mestres como Velázquez, Goya, Caravaggio e El Greco, entre muitos outros pintores famosos, que pertencem ao património artístico acumulado pela Casa Real de Espanha ao longo de quase quatro séculos, sendo particularmente distinguidos os acontecimentos da história de Espanha que foram partilhados com Portugal, sobretudo em consequência de casamentos reais.
A apresentação de uma genealogia simplificada das pessoas reais retratadas na exposição, permite compreender alguns contextos culturais e ligações familiares entre as duas monarquias ibéricas, mesmo para os visitantes menos identificados com o processo histórico peninsular. Assim, a exposição destaca três infantas de Portugal que foram rainhas de Espanha:
- Isabel de Portugal (1503-1539), filha de D. Manuel I e neta dos Reis Católicos, que foi casada com Carlos V e foi mãe de Filipe II de Espanha (I de Portugal);
- Maria Bárbara de Bragança (1711-1758), filha de D. João V, que foi casada com Fernando VI;
- Isabel de Bragança (1797-1818), filha de D. João VI, que casou com Fernando VII e a quem se deve a criação do Museu do Prado.
A exposição estará patente ao público até ao dia 25 de Janeiro de 2015 e constitui uma oportunidade para apreciar algumas grandes obras da produção artística espanhola e europeia mas é, também, uma aula de História contada numa versão pedagógica e interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário