sexta-feira, 26 de junho de 2015

Os filhos e os enteados do luso-desporto

Está a decorrer em Baku, no Azerbaijão, a primeira edição dos Jogos Europeus, uma competição desportiva que se disputa de 12 a 28 de Junho e que se destina a atletas europeus. O evento reproduz os Jogos Olímpicos a uma escala europeia e nele estão presentes cerca de seis mil atletas que representam cinquenta Comités Olímpicos que competem em vinte modalidades. Como se tem visto pela televisão, a organização tem sido muito eficiente e muito profissional, o que contribui para a promoção deste país do Cáucaso, cuja principal riqueza é... o petróleo.
Até ao momento, os atletas portugueses conquistaram 9 medalhas, das quais três de ouro, o que posiciona o nosso país no 16º lugar no ranking das medalhas. É um resultado muito satisfatório, até porque a nossa tradição desportiva nas chamadas modalidades olímpicas é pouco competitiva. A última dessas medalhas foi obtida pela judoca Telma Monteiro, que ganhou a sua prova de -57 Kg e que, dessa forma, se tornou pentacampeã europeia de judo.
Antes desta vitória de Telma Monteiro, os portugueses já tinham ganho 2 medalhas de ouro no ténis de mesa e no taekwondo, 4 medalhas de prata no tiro, no triatlo e na canoagem e 2 medalhas de cobre no taekwondo e nos saltos de trampolim. A comunicação social portuguesa noticiou estes resultados mas não lhes deu qualquer destaque, pelo que os atletas que eram desconhecidos do público continuaram a ser desconhecidos, até porque os jornais desportivos se interessam apenas por treinadores e jogadores de futebol. Inversamente, os jornais portugueses de referência destacaram hoje a vitória de Telma Monteiro, talvez por ter boa notoriedade desportiva, ou por ser "atleta de alta competição", ou por ser do Benfica ou porque beneficia dos favores do jornalismo. Acho bem, mas pergunto porque não fizeram isso ao Rui Bragança, ao João Geraldo, ao Marcos Freitas e ao Tiago Apolónia que também ganharam ouro? E ao Fernando Pimenta, ao João Silva e ao João Costa que conquistaram medalhas de prata? E à Beatriz Martins, à Ana Rente e ao Júlio Ferreira que trouxeram medalhas de cobre? É que, até no desporto, uns são filhos e outros são enteados, isto é, os nossos jornais e os nossos jornalistas estão quase sempre ao lado dos mais poderosos, dos mais fortes, dos mais conhecidos e dos mais populares.

Sem comentários:

Enviar um comentário