quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O turismo sobe à custa da desgraça alheia

Com a aproximação das eleições legislativas a guerra dos cartazes já começou e tem sido centrada na origem das fotografias que ilustram os cartazes para saber se são de militantes, de gente que trabalha numa qualquer junta de freguesia ou se são compradas a um banco de imagens. Isso interessa pouco. Nos cartazes o que interessa é transmitir uma mensagem que seja perceptível e provoque a adesão do receptor, mas tem que ser verdadeira. Nem sempre assim acontece.
Uma das mensagens que o governo está a difundir centra-se no “crescimento do turismo”, sendo irrelevante saber-se quem é a menina que sorri. O que importa é que com essa mensagem nos estão a querer vender gato por lebre. O crescimento do turismo é bom para a economia nacional mas não tem nada a ver com o governo. Ao associar-se a esse crescimento o governo engana-nos. Com uma lata infinita e sem vergonha nenhuma! O crescimento do turismo em Portugal, tal como na Espanha, apenas resulta da instabilidade e da desgraça que atinge os países receptores da orla sul e oriental do Mediterrâneo.
Por acaso, a imprensa espanhola noticia hoje o crescimento do turismo em Espanha, mas ninguém o associa ao governo. O ABC diz que “Sevilla levanta el vuelo” e refere que “San Pablo es, tras Barajas, el aeropuerto de España que mas há mejorado su ratio de pasajeros durante o presente año”; o El Periódico de Barcelona diz que “el avión se multiplica” e que “el tráfico aéreo batió récords en el mês de Julio”; o La Verdad de Alicante diz que “el aeropuerto de El Altet registra en Julio el mejor mês de sus 49 años de historia”; até o La Dépêche du Midi de Toulouse trata do excesso de turismo na Catalunha e titula “Barcelone: stop au tout tourisme”, acrescentando que “la mairie veut en finir avec les incivilités et les excès du tourisme de masse”. Toda esta euforia é destacada em primeira página, mas nenhum destes jornais a associa ao governo. Aqui com um oportunismo desonesto, o irrevogável Portas e os seus meninos de coro usam o turismo para nos enganar.

Sem comentários:

Enviar um comentário