terça-feira, 25 de agosto de 2015

O vendaval chinês pode chegar a Portugal

Desde há muitos anos que as bolsas deixaram de ser um instrumento de financiamento das empresas, para passarem a ser verdadeiras catedrais da especulação financeira e autênticos campos de batalha entre os grandes interesses capitalistas, onde se jogam as grandes variáveis económicas do comércio internacional, como o valor da moeda e o preço das exportações. É assim em todo o mundo.
Ontem foi uma “segunda-feira negra”, quando as bolsas chinesas entraram em queda, perderam 8,46% e arrastaram consigo as bolsas mundiais, isto é, a China tossiu e os mercados financeiros mundiais tremeram com as bolsas europeias a perder cerca de 5%. Desde 2008 que não se assistira a semelhante turbulência. Houve um pânico generalizado e a economia mundial viu serem ressuscitados os seus cenários mais negros. Afinal, tal como tinha acontecido em muitos outros países, também havia uma bolha chinesa.
Em Portugal, segundo informa o Público, a bolsa portuguesa desvalorizou 3 mil milhões, o índice PSI-20 registou uma queda de 5,8% que foi a pior desde Outubro de 2008 e o petróleo caiu para o preço mais baixo dos últimos seis anos. Acontece que este pânico tem pouco impacto directo em Portugal, que é uma economia pequena e periférica, sendo a sua bolsa ainda mais pequena e mais periférica, embora haja quem prometa “colocá-lo entre as dez economias mais competitivas do mundo”. Porém, houve tanto investimento chinês em Portugal e os nossos dirigentes fizeram tantas “visitas de Estado” à China que, por essas vias, até podemos estar à mercê de um qualquer vendaval que sopre daqueles lados, onde haverá muitos dos “nossos amigos” que mostraram uma pujança financeira que não corresponderá à realidade económica e que, agora, estarão a ser vítimas da sua própria especulação. Ou então, sou eu que não percebo nada disto e o que aconteceu em Xangai foi uma simples brisa. Como sabiamente disse o Papa Francisco, "esta economia mata".

Sem comentários:

Enviar um comentário