sexta-feira, 15 de abril de 2016

Há dívidas para todos os gostos

Na edição da revista TIME que agora foi posta a circular é apresentada com grande destaque a impressionante dívida dos Estados Unidos que atinge 13,903,107,629,266 dólares, isto é, 13,9 triliões de dólares, o que corresponde a 42,998,12 dólares per capita. A revista pergunta depois se o país pode pagar esta dívida e lança uma palavra de ordem: make America solvent again.  O assunto interessa-nos, porque Portugal também tem uma grande dívida pela qual paga anualmente alguns milhares de milhões de euros que satisfazem a gula devoradora dos tenebrosos mercados e que tanta falta nos fazem para melhorar a nossa vida económica e social.
A questão do montante da dívida tem sempre alguma controvérsia porque há dívida externa e dívida interna, há dívida pública e dívida privada e, muitas vezes, atiram-nos com um número sem que seja esclarecido a que dívida se refere o valor anunciado. Para tornar o tema ainda mais controverso, a dívida é por vezes tomada pelo seu valor global, outras vezes é referenciada em relação ao PIB e outras vezes é apresentada em relação ao número de habitantes do país. Portanto, há dívidas para todos os gostos.
Para estudar o assunto em termos comparativos fomos analisar a informação disponibilizada pela conhecida agência de notícias financeiras Bloomberg e, embora os números não coincidam com outras fontes, permitem-nos concluir que os grandes devedores mundiais em termos de dívida per capita são o Japão, a Irlanda, os Estados Unidos e Singapura.
Depois, no ranking da Bloomberg aparecem a Bélgica, a Itália, o Canadá e a França, seguidos pelo Reino Unido, a Suiça, a Áustria e a Grécia. E vão doze! A Holanda, a Alemanha, a Noruega, a Espanha, a Finlândia e a Dinamarca, têm dívidas per capita superiores à dívida portuguesa, que é a 19ª deste ranking e que é apresentada como sendo de 26,770 dólares per capita (quase metade da dívida americana) e que em 2014 correspondia a 125,3% do PIB. Fiquei admirado. Depois de tudo o que foi dito nos últimos anos sobre a nossa dívida e de sermos acusados de viver acima das nossas possibilidades, verificamos que há por aí  muito boa gente que era melhor estar calada e que pensasse numa solução para podermos sair desta armadilha. 

Sem comentários:

Enviar um comentário