sexta-feira, 10 de junho de 2016

Portas serviu sempre a Mota-Engil.

Paulo Portas e Mota-Engil: uma relação muito antiga
Apesar de tudo o que a vida já nos mostrou ao longo dos anos, ainda há coisas que nos surpreendem e, uma dessas surpresas acontece na esfera política, com a ambição desmedida de certos figurões, com a sua enorme ganância pelo dinheiro e com a forma despudorada como ultrapassam todos os princípios da ética e da moral política. São indivíduos que, depois de uma militância numa qualquer Jota, entram política para depois irem à caça do tesouro, tornando-se nuns desprezíveis mercenários, nem sempre escondidos em sociedades de advogados.
Um desses indivíduos é Paulo Portas, um rapazola de quem nunca se conheceu profissão nem actividade profissional e que tem vivido à custa dos amigos, da troca de favores e daquele invento que foi o arco da governação. De Portas ninguém esquece a retórica vazia, nem o insulto frequente, nem o tempo d’O Independente em que dizia mal de tudo e levantava suspeitas contra todos. Ninguém esquece o tempo em que maldizia a integração europeia, nem o tempo nebuloso em que se passeava de Jaguar pago pela controversa Universidade Moderna. Ninguém esquece, também, a forma golpista e desleal como chegou ao poder no CDS, nem a afronta que foi a retirada da fotografia do fundador do seu partido das paredes da sede, nem a suspeita de que nunca se libertou a respeito dos submarinos. Mais recentemente, também ninguém esquece o discurso do irrevogável e a sua ascensão a vice-primeiro-ministro. É um troca-tintas e um camaleão.
Pois foi este figurão que, entre 2012 e 2015 levou a Mota-Engil ao México e à Colômbia por duas vezes, mas também ao Peru e ao Brasil, integrada nas suas comitivas. Será que enquanto membro do governo, Portas já era da Mota-Engil? Será que Portas foi sempre da Mota-Engil? Parece que foi ou foi mesmo? Depois de muitos anos no governo e de ter guardado muitos milhares de fotocópias, de se ter passeado pelo mundo inteiro à nossa custa e de ter ido à Índia inaugurar ginásios dos amigos, este rapazola decidiu ganhar dinheiro e, vai daí, saiu do armário e deu a cara pela Mota-Engil, com a qual já estava em união de facto há muito tempo. Que gente sem vergonha. Que pobre país este…

Sem comentários:

Enviar um comentário