quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Nunca houve tantos turistas em Portugal

 
O turismo representa actualmente um dos sectores mais dinâmicos da economia portuguesa, tendo vindo a gerar receitas e a criar emprego desde há muitos anos. Este ano, todos os recordes estão a ser batidos e, desde Março que o país tem ultrapassado consecutivamente a fasquia dos mil milhões de euros de receitas todos os meses, o que nem no tempo do Euro 2004 tinha sido conseguido, nem tão pouco no tempo de Paulo Portas, quando esse impostor reivindicava em cartazes eleitorais que o boom turístico português era obra do seu governo. Lembram-se?
As circunstâncias internacionais, a meteorologia e o ambiente cultural desde há muito tempo que têm desviado os fluxos turísticos internacionais para o sul e para o ocidente da Europa, até pelo seu competitivo custo de vida. Porém, nos últimos anos, sobretudo depois das perturbações provocadas pela Primavera árabe e pelo terrorismo que tem ameaçado a Europa, esse movimento acentuou-se.
Hoje o jornal catalão elPeriódico anuncia em primeira página que o terrorismo mudou o mapa mundial do turismo e, de facto, essa é uma realidade que nem precisa de ser justificada com estatísticas. Muitos turistas temem ser vítimas do terrorismo e, só no primeiro semestre do corrente ano, a cidade de Paris perdeu um milhão de visitantes, o que tem representado uma importante perda para os sectores mais ligados ao turismo. Nesse quadro, o turismo favorece a Península Ibérica e, no caso português, podemos dizer que é uma festa. São mais de dez milhões de turistas que nos visitam anualmente. Há turistas por toda a parte: nas cidades e nos campos, nas estradas e nas praias, nos museus e nos restaurantes. É mesmo uma festa! A economia portuguesa agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário