sábado, 24 de setembro de 2016

Gibraltar está sob a ameaça do Brexit

O território britânico de Gibraltar fica situado na orla oriental da baía de Algeciras, no extremo sul da península Ibérica. Foi tomado no dia 4 de Agosto de 1704 por uma esquadra anglo-holandesa, durante a Guerra da Sucessão espanhola e foi cedida definitivamente pelo Tratado de Utrecht de 1713, que confirmou à Inglaterra a “plena e inteira propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, com o seu porto e fortalezas que lhe correspondem, para que a goze com inteiro direito e para sempre”. Hoje o Peñón, como lhe chamam os espanhóis, ocupa uma área de 6,8 km2 e tem uma população de cerca de 30 mil pessoas.
A Espanha sempre reivindicou a sua soberania sobre o rochedo de Gibraltar, mas a população gibraltina também a recusou sempre.
Existe uma íntima relação económica entre Gibraltar e as regiões vizinhas, porque Gibraltar emprega muitos milhares de espanhóis e importa muitos bens e serviços de Espanha, sobretudo produtos alimentares. Com o anunciado Brexit as relações entre o Reino Unido e a União Europeia vão mudar por completo e, naturalmente, também as relações entre Gibraltar e a Espanha. A vida em Gibraltar depende demasiado da sua vizinhança espanhola e os gibraltinos não apoiam o Brexit. Sabendo disso, as autoridades espanholas estão a ver uma oportunidade única para tratar o contencioso de Gibraltar de uma maneira que consideram justa e propõem uma solução que passa por uma cosoberania, pela dupla nacionalidade dos gibraltinos e por um estatuto de autonomia política que lhes permitiria manter um regime de governo praticamente igual ao seu actual auto-governo. Londres desconfia e afirma não estar disposta a perder a sua soberania sobre o Peñón, nem a fazer nenhum acordo de que os gibraltinos não sejam parte. Hoje, o diário ABC trata do assunto e já pinta as águas gibraltinas com as cores espanholas, mas certamente que o caso vai continuar sem solução por muito tempo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário