sexta-feira, 15 de junho de 2018

O futebol pode ajudar o desanuviamento

No conflito porventura mais longo e mais trágico por que passa o mundo e que se tem desenvolvido na Síria desde Março de 2011, o regime de Bashar al-Assad tem a Rússia como principal aliado, enquanto a oposição tem na Arábia Saudita um dos seus maiores apoios.
Porém, no jogo inaugural do Campeonato do Mundo em que se defrontaram as equipas da Rússia e da Arábia Saudita, na tribuna de honra estiveram sentados juntos e em amena cavaqueira, o Presidente Vladimir Putin e o príncipe Mohammad bin Salman Al Saud, o herdeiro do trono saudita e que também é vice-primeiro ministro e ministro da Defesa.
Seguramente, estes dois homens não falaram da Síria, nem do Irão, nem do Iémen, mas não deixa de ser muito curioso este encontro num estádio de futebol na presença do divertido presidente da FIFA , poucos dias depois da reunião havida entre o Donald e o Kim. Parece mesmo que estamos a caminhar para um desanuviamento à escala global e, nesse caso, teremos que dizer: ainda bem . O resultado do jogo pouco importa, mas Putin pôde sorrir porque a sua equipa ganhou por 5-0 e houve festa na Rússia.
O jornal inglês The Independent reparou neste encontro entre Mohammad bin Salman e Vladimir Putin que se registou ontem em Moscovo e trouxe-o hoje para a sua primeira página com uma sugestiva fotografia.
Para os que ainda não acreditam no poder político do futebol, aqui está a prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário