sábado, 16 de junho de 2018

Os golos de CR7 e o delírio português

O Campeonato do Mundo de Futebol teve ontem, no segundo dia da prova, o jogo entre as equipas de Portugal e da Espanha que foi disputado em Sochi. Tratava-se de um encontro entre os rivais ibéricos, mas também entre duas equipas que figuram nos primeiros lugares do ranking da FIFA, no qual Portugal aparece actualmente em 4º lugar e a Espanha em 10º lugar, entre 211 equipas. São duas equipas de primeiro plano a nível mundial e que contam com muitos dos melhores praticantes de futebol da actualidade.
O jogo foi muito bem disputado e, segundo os especialistas, o empate por 3-3 que se verificou no final da partida foi justo, apesar da imprensa espanhola muito elogiar a sua equipa e sugerir que merecia a vitória, que lhe terá fugido apenas por ter defrontado um Cristiano Ronaldo muito inspirado. De facto, nos momentos decisivos do jogo, Cristiano Ronaldo não falhou e marcou os três golos portugueses, o último dos quais aconteceu a dois minutos do fim e, porque inesperado, deixou os portugueses em delírio.
A imprensa mundial – mais de uma centena de jornais de todo o mundo – divulgou o resultado do duelo ibérico, elogiou a grande qualidade do espectáculo e publicou a fotografia de Cristiano Ronaldo na sua primeira página, muitas vezes a toda a largura da capa. Não me recordo de alguma vez ter visto uma tão grande promoção do nosso país, neste caso através da selecção de futebol e da figura de Cristiano Ronaldo. Os substantivos e os adjectivos utilizados para o classificar são, entre outros, fenómeno, diabo, genial, espectacular, de outro planeta, divinal, marciano, gigante, super-estrela, grandioso, bestial, impressionante, imponente, vibrante... Um jornal hondurenho até diz que Cristiano Ronaldo é uma maravilha do mundo e o Correio Braziliense escolheu para título “o gol fala português”, porque dois golos espanhóis foram marcados por um brasileiro naturalizado espanhol.
Os portugueses estão eufóricos com a festa do futebol e bem merecem estas alegrias e até Marcelo Rebelo de Sousa esteve a aplaudir no Terreiro do Paço, provavelmente tão entusiasmado e delirante como o seu povo!

Sem comentários:

Enviar um comentário