domingo, 22 de julho de 2018

A força da natureza no estreito de Sunda

Desde há dois dias que o vulcão Cracatoa, ou Anak Krakatau como se diz em bahasa indonésio, situado numa pequena ilha do estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra, entrou em erupção e o jornal The Jakarta Post publicou uma eloquente fotografia da lava incandescente a escorregar para o mar.
Os vulcões fazem parte da paisagem daquela região indonésia, muito em especial o famoso Cracatoa. Uma catastrófica erupção registada em 1883 tinha feito desaparecer a ilha de Cracatoa, provocando cerca de 40 mil mortos em consequência do tsunami que se seguiu à explosão vulcânica. Em 1927 uma nova ilha emergiu da caldeira formada em 1883, constituindo a actual ilha Anak Krakatau que, segundo os especialistas, tem um vulcão muito activo e que pode ser ainda mais poderoso que o antigo Cracatoa, que figura como um dos símbolos das calamidades vulcanológicas mundiais.
A sua última erupção tinha acontecido em Fevereiro de 2017, mas no passado dia 19 de Julho entrou em erupção lançando pedras a várias centenas de metros de altura, libertando gases e muita lava. Dizem os especialistas que ainda é cedo para saber se esta é apenas uma das regulares erupções do Anak Krakatau ou se é a actividade preliminar de uma crise vulcânica de maior dimensão.
Do que não restam dúvidas é que a erupção proporciona belíssimas fotografias.

Sem comentários:

Enviar um comentário