sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Os bons amigos do maduro do Nicolás

Hoje, aqui temos de novo a Venezuela.
Nicolás Maduro Moros tomou posse como presidente da República Bolivariana de Venezuela e apenas três países estiveram representados pelos seus presidentes nessa cerimónia realizada em Caracas, para lhe mostrar solidariedade e lhe dar apoio simbólico - Cuba, Bolívia e El Salvador. Estes presidentes fizeram-se fotografar conjuntamente como “os bons amigos do maduro do Nicolás” e o jornal espanhol ABC publicou essa fotografia, que é a imagem do absoluto isolamento internacional do regime venezuelano.
Esse isolamento de um país de 30 milhões de habitantes, que tem as maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo e que é um dos dez maiores produtores mundiais de petróleo, é deveras preocupante para o mundo e, em especial, para a América Latina. A crise económica e social tem-se agravado e a pobreza alastrou a todo o território venezuelano, havendo milhares de pessoas que abandonam o país em direcção ao Brasil e à Colômbia. No numeroso grupo de gente que tem abandonado o país, encontram-se muitos membros da vasta comunidade portuguesa e luso-descendente que têm regressado a Portugal por falta de condições de segurança no país que tinham escolhido para viver.
Porém, a Venezuela não está apenas isolada, mas está também cercada económica e diplomaticamente, não faltando quem tenha o desejo de libertar os venezuelanos do jugo desse maduro do Nicolás. No entanto, também há mais gente atenta a este complexo conflito e o jornal venezuelano Ultimas Noticias publicava ontem, com destaque de primeira página, a notícia que “Rusia advierte a EEUU no tocar a Venezuela ni alentar invasiones”.
Portanto, há que olhar para o imbróglio venezuelano com muita prudência.

Sem comentários:

Enviar um comentário