quinta-feira, 18 de abril de 2019

As boas relações entre Portugal e Angola

Durante muitos anos, apesar da especial ligação histórica e de amizade entre os seus povos, as relações entre os governos de Portugal e de Angola foram tensas.
Porém, tudo parece ter entrado na normalidade das relações Estado a Estado e estão a viver-se tempos muito esperançosos com o aparecimento de novos protagonistas políticos que “enterraram o machado de guerra” e que estão a promover a desejada relação de amizade e de cooperação, que todos reconhecem ser de comum interesse para os dois países e para os seus povos. Primeiro foi a visita de António Costa a Angola (Setembro de 2018), a seguir foi a visita de João Lourenço a Portugal (Novembro de 2018) e, depois, foi a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola (Março de 2019). Agora, quando a ministra da Justiça Francisca Van-Dúnem se desloca a Angola, essa visita não é mais que uma situação de rotina, a mostrar que as relações entre Portugal e Angola se estão a desenvolver com normalidade, na base de uma cooperação harmónica e frutuosa, como tanto desejam os angolanos e os portugueses. Por isso, a edição de hoje do Jornal de Angola destaca essa visita na sua primeira página.
Evidentemente que é a economia que tende a prevalecer nas relações entre os dois países mas, tanto em Luanda como em Lisboa, ninguém pode esquecer a importância do reforço dos laços afectivos que sempre existiram, inclusive no tempo colonial, derivados das afinidades culturais e do conhecimento mútuo entre os dois países, de uma história partilhada de bons e de maus episódios e, sobretudo, pela sua língua comum.
O futuro está realmente a construir-se “com grande articulação e harmonia”, como salientou em Luanda a ministra Francisca Van-Dúnem.

Sem comentários:

Enviar um comentário