segunda-feira, 15 de abril de 2019

Cerimónias da Semana Santa em Espanha

Iniciaram-se ontem em todo o mundo católico as cerimónias da Semana Santa que têm uma especial celebração por toda a Espanha. A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que decorre entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, isto é, entre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a sua crucificação na sexta-feira santa e a sua ressureição que acontece no domingo.
É uma celebração eminentemente religiosa, mas também é um atraente cartaz turístico, sobretudo em Espanha, onde atrai muita gente, mesmo os não católicos, para assistirem às procissões que percorrem as ruas das cidades e vilas, com muitos devotos que transportam os andores com as imagens mais veneradas, os pálios sustentados por varas que cobrem os representantes da Igreja local e outros dignitários, as inúmeras confrarias com os seus exuberantes trajos, as associações com os seus estandartes e o povo aos milhares, que acompanha o cortejo sincronizado pela música mais ou menos sacra dos agrupamentos musicais que nele se incorporam.
Porém, para além das procissões, a Semana Santa inclui muitos outros rituais religiosos que, por si só, despertam o interesse dos fiéis e dos não fiéis.
Hoje, toda a imprensa espanhola dá um grande destaque ao início da Semana Santa que parece ter a sua maior celebração em Sevilha, mas para ilustrar este acontecimento escolhemos a capa do Diario Palentino que se publica na cidade de Palência, na província do mesmo nome, na comunidade autónoma de Castela e Leão.

Sem comentários:

Enviar um comentário