terça-feira, 16 de abril de 2019

Notre Dame em Paris: tragédia em directo

Um violento incêndio deflagrou ontem ao fim da tarde e consumiu grande parte da Notre Dame, a catedral de Paris, pensando-se ter sido acidental e estar relacionado com os trabalhos de reabilitação do edifício que estavam em curso.
A Notre Dame é um dos mais visitados monumentos da Europa e demorou quase dois séculos a ser construída, entre os anos de 1163 e 1345. É, juntamente com a torre Eiffel, um ex-libris da cidade-luz e as imagens da tragédia emocionaram os franceses e o mundo.
O incêndio lavrou por várias horas, foi seguido em directo nas televisões mundiais e teve o seu ponto mais dramático quando ruiu o pináculo da torre central. Uma das torres do edifício colapsou e o tecto também sucumbiu. Sabe-se que uma parte das estátuas no exterior da catedral que rodeavam o pináculo, foram poupadas por terem sido retiradas há quatro dias para serem restauradas. De resto, os principais tesouros religiosos também tinham sido retirados devido às obras de reabilitação do edifício.
Houve quem tivesse sugerido um combate ao incêndio com meios aéreos, mas o lançamento de toneladas de água a grande velocidade iria contribuir para a integral derrocada do edifício.
As primeiras páginas dos jornais franceses e de muitos outros países assinalam a noite trágica em Paris, onde as palavras tragédia, inferno e desastre são usadas para definir os nove séculos de história que o fogo consumiu. Porém as palavras de Emmanuel Macron foram firmes e uniram a França na ambição de reconstruir a Notre Dame, para o que já se iniciou uma recolha de fundos. Ontem, ao fim de tantos anos, um dos símbolos de Paris esteve a arder, parecendo cumprir-se a vontade de Adolfo Hitler.

Sem comentários:

Enviar um comentário