domingo, 15 de setembro de 2013

Síria: um bom passo em frente

Ao fim de três dias de negociações em Genebra, o secretário de Estado norte-americano John Kerry e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergei Lavrov, chegaram a acordo sobre um plano que, para já, evita um ataque americano à Síria. Não foram feitas declarações sobre quem utilizou armas químicas, a revelar que terão sido usadas pelos dois lados do conflito, porque nas guerras modernas todos combatem sem regras nem princípios humanitários. O governo sírio tem agora uma semana para entregar todo o seu arsenal químico aos inspectores da ONU e deverá ser destruído até meados de 2014. Um passo em frente, mas apenas um passo.
O regime de Bashar al-Assad está satisfeito com o acordo alcançado, a França e a China são alguns dos países que também o aplaudiram, enquanto o Presidente Obama encontrou uma saída para a sua precipitada intenção de lançar os Tomahawk sobre a Síria, contra os sentimentos da opinião pública americana. Porém, o sentimento entre os apoiantes dos rebeldes é de desilusão e, nessas condições, é preciso esperar para ver como vão correr as coisas. Os negociadores frisaram que a solução para o problema sírio tem de passar pela diplomacia e não por uma solução militar e esse reconhecimento é um elemento importante para desenvolver os passos necessários no sentido da paz. Kerry e Lavrov voltarão a encontrar-se no fim do mês com o objectivo de avaliar os resultados já alcançados e para retomar os esforços comuns com vista à realização de uma conferência sobre a paz, que ponha termo a uma guerra civil que já fez mais de 100 mil mortos em dois anos e meio.
A fotografia destacada na edição de hoje do jornal Ouest France, "vale mais do que mil palavras", ao mostrar a evidente boa disposição entre Kerry e Lavrov e é muito animadora quanto ao futuro da Síria e da brutal guerra civil que a destrói. Então, é caso para perguntar, porque se demorou tanto tempo a perceber que a solução é diplomática e não militar e não se evitou a destruição de um país?

Sem comentários:

Enviar um comentário