terça-feira, 15 de outubro de 2013

Autumn beauty

Há dias destacamos aqui a primeira página do The Daily Telegraph por ter publicado a fotografia de uma onda gigante a rebentar sobre o farol de Seaham Harbour, no distrito de County Durham, no noroeste da Inglaterra.
Hoje é o jornal The Times que, na sua primeira página, destaca uma fotografia de Batcombe Vale, na região do Somerset, no sudoeste da Inglaterra, com a legenda “Autumn beauty”, na qual se pode observar a espessa neblina que cobre uma vasta área e que apenas deixa a copa das árvores à vista.
São duas excelentes fotografias a justificar que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, mas a publicação destas duas fotografias em dois prestigiados jornais ingleses, separada por poucos dias, revela uma maneira diferente de fazer jornalismo, que é pouco habitual. Não se trata de optar entre conteúdos genéricos ou conteúdos especializados, nem de publicar notícias e opiniões sobre os mais diversos interesses sociais, com maior ou menor sensacionalismo para atrair leitores. O que estes jornais fazem é a promoção do fotojornalismo, isto é, a difusão da informação através da imagem com o apoio de um texto, em vez da habitual informação escrita apoiada por uma fotografia. Assim, o fotojornalismo mostra que pode ir para além das imagens das guerras, das catástrofes ou das competições desportivas e tratar temas tão vulgares, mas esteticamente atraentes, como é a chegada do Outono.

Sem comentários:

Enviar um comentário