Há dias
destacamos aqui a primeira página do The
Daily Telegraph por ter publicado a fotografia de
uma onda gigante a rebentar sobre o farol de Seaham Harbour, no distrito
de County Durham, no noroeste da Inglaterra.
Hoje é o jornal The
Times que, na sua primeira página, destaca uma fotografia de Batcombe
Vale, na região do Somerset, no sudoeste da Inglaterra, com a legenda “Autumn
beauty”, na qual se pode observar a espessa neblina que cobre uma vasta área e que
apenas deixa a copa das árvores à vista.
São duas
excelentes fotografias a justificar que “uma imagem vale mais do que mil
palavras”, mas a publicação destas duas fotografias em dois prestigiados
jornais ingleses, separada por poucos dias, revela uma maneira diferente de fazer
jornalismo, que é pouco habitual. Não se trata de optar entre conteúdos
genéricos ou conteúdos especializados, nem de publicar notícias e opiniões
sobre os mais diversos interesses sociais, com maior ou menor sensacionalismo para
atrair leitores. O que estes jornais fazem é a promoção do fotojornalismo, isto é, a difusão da informação através da imagem
com o apoio de um texto, em vez da habitual informação escrita apoiada por uma
fotografia. Assim, o fotojornalismo mostra
que pode ir para além das imagens das guerras, das catástrofes ou das competições desportivas e tratar temas
tão vulgares, mas esteticamente atraentes, como é a chegada do Outono.
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