domingo, 20 de abril de 2014

O nosso futuro está muito comprometido

A edição de hoje do jornal La Voz de Galicia destaca em título de primeira página que “Galicia compromete su futuro al perder 120.000 jóvenes en seis años” e assinala que “o brutal colapso da população de entre 15 e 34 anos desenha um horizonte negro devido à emigração e à baixa da natalidade”.
As semelhanças sociais e culturais entre Portugal e a Galiza são enormes, mas essa semelhança também se verifica nos problemas por que passam, um dos quais é a emigração. Porém, enquanto o jornal galego denuncia que o futuro está comprometido, os jornais e os jornalistas portugueses não parecem preocupar-se com este problema, preferindo dedicar-se às pequenas coisas que não enervem o poder político. Porém, em Portugal o problema da emigração é bem mais grave do que na Galiza e, segundo o INE, só em 2012 emigraram 121 mil portugueses e de acordo com um estudo publicado em Dezembro passado, verifica-se que “40% dos portugueses admite emigrar ou já emigrou”.
Se recordarmos o ano de 2011, encontraremos vários governantes, incluindo o primeiro ministro Coelho e o seu adjunto Relvas, a aconselhar os jovens “a sair da sua zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras”. Milhares deles deixaram o nosso país,  daí resultando a desertificação do território nacional e uma crescente ausência de perspectivas para o futuro. Pois são estes mesmos políticos insensíveis e ignorantes - que agora rejubilam porque a troika anda satisfeita e “os emigrantes enviam cada vez mais dinheiro” - que têm vindo a comprometer o futuro do nosso país ao mandar emigrar a mais qualificada geração alguma vez criada em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário