quinta-feira, 10 de abril de 2014

Visitando os lugares da memória

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) celebra-se no próximo dia 18 de Abril e este ano é dedicado ao tema Lugares de Memória. Este dia foi instituído em 1982 pela Comissão Nacional portuguesa do ICOMOS (The International Council on Monuments and Sites) e foi depois aprovado pela UNESCO, constituindo uma  oportunidade para chamar a atenção do público relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua proteção e conservação.
A programação do DIMS 2014 inicia-se no dia 12 e estende-se até ao dia 20 de Abril por todo o território continental e regiões autónomas, incluindo 640 actividades distribuídas por 170 concelhos e que são promovidas por 345 entidades públicas e privadas. O acesso à maioria das atividades é gratuito, assim acontecendo por exemplo com as que são promovidas pelas várias entidades públicas que participam na iniciativa, nomeadamente a Direcção-Geral do Património Cultural e a Marinha Portuguesa, que tutelam monumentos, museus, palácios e faróis.
Em plenas férias da Páscoa o DIMS é uma boa oportunidade para visitar ou revisitar o nosso património cultural ou natural, para mostrar aos mais jovens que o nosso país tem um passado histórico, uma memória cultural e uma paisagem natural que são muito mais importantes do que todas as lógicas financeiras com que somos repetidamente confrontados.

Sem comentários:

Enviar um comentário